3.2.2 - A escolha de um vaso (provisório, definitivo...)
Como já mencionamos, quando falamos das "regras" para a construção do bonsai, nem sempre basta que tenhamos um vaso para plantar nossa árvore. Um belo vaso pode ser o pior para a nossa bonita planta. Um belo vaso sempre será aquele que estiver em harmonia com nosso bonsai. Ele pode ser mais fundo, mais raso, mais largo, mais "feio"... mas... precisa estar em equilíbrio com a arte final.
Há pessoas que compram o bonsai pela beleza do vaso. Há outras que perdem a oportunidade de comprar um bonito bonsai, porque ele está plantado num vaso feio ou inadequado. Por isso, é importante que nós, antes de escolhermos o vaso, possamos imaginar se ele é adequado ao projeto que temos em mente.
Há pessoas que compram o bonsai pela beleza do vaso. Há outras que perdem a oportunidade de comprar um bonito bonsai, porque ele está plantado num vaso feio ou inadequado. Por isso, é importante que nós, antes de escolhermos o vaso, possamos imaginar se ele é adequado ao projeto que temos em mente.
Um outro aspecto é que, embora num workshop como o nosso, se tivermos um vaso para trabalhar com uma muda, ele não é forçosamente o desejável para o futuro dessa nossa planta. O vaso e a muda que estamos fornecendo servem, aqui,tão somente para uma prática de lidar com esse material: sua preparação, poda, dreno, etc. Nem sempre a gente coloca um bonsai em construção num vaso definitivo. Geralmente o colocamos num vaso comum, num vaso de treinamento, pois isso facilita o nosso trabalho de preparação de sua forma final, o que se obtém, muitas vezes, através da utilização de técnicas de aramação, de âncoras com fios de nylon, etc. É costumeiro que se trabalhe a planta num vaso comum e só depois, quando o bonsai já está desenvolvido, "formatado", é que o passamos para o vaso definitivo.
Há vasos de cimento, de louça, de argila, de plástico... Temos utilizado todos. Cada um deles pode ser apropriado para certas espécies e para determinadas etapas do nosso trabalho. Voltaremos a este assunto mais adiante.
3.2.3 - Ferramentas, outros instrumentos e materiais básicos
É desejável que a pessoa que vá construir um bonsai disponha de ferramentas para a realização mais fácil do seu trabalho.
A lista mínima pode ser a seguinte:
- uma tesoura para poda de galhos;
- uma tesoura para poda de raízes;
- um alicate de corte lateral;
- um alicate para cortar arame;
- um pequeno serrote ou serra tico-tico;
- uma pinça;
- rastelo ou vareta para limpar e soltar as raízes.
Necessitará também de outros materiais, tais como:
- arames de cobre ou alumínio, de várias grossuras;
- tela para a drenagem do vaso;
- hashi (ou espetinhos para churrasco) para assentar a planta no vaso;
- pasta cicatrizante (ou pasta de dente, ou graxa de polir sapatos, ou pomada
Hipoglos).
Mas, se a pessoa não dispuser disso tudo, ela, com alguma criatividade e habilidade, conseguirá resolver a questão com uma boa tesoura de poda, pasta cicatrizante, arame e alicate comum.
3.2.4 - A preparação do vaso (tela, grampos...)
Uma vez escolhido o vaso, precisamos prepará-lo, ou seja, colocar nele um dreno, feito, preferentemente, com uma tela de nylon a ser fixada no furo do fundo do vaso. Essa tela deverá ser fixada com arame de cobre. Isso é feito para que, ao colocarmos a terra e a muda, essa tela não se desloque do furo do vaso. Se isso acontecer a terra escoará por ali e...
Há uma técnica que se utiliza para fazer essa fixação. Nós a ensinaremos durante o nosso encontro.
Quando utilizamos vasos feitos de cimento, além de prendermos a tela, é bom que, antes disso, o coloquemos dentro de um tanque ou recipiente com água suficiente para cobri-lo. Costuma-se fazer isso para que se retire o excesso de pó do cimento, que costuma permanecer nesse objeto, evitando, assim, interferência dessa substância na composição da terra onde será plantado nosso bonsai.
3.2.5 - A preparação da terra
( Veja este tópico e outros na Segunda Parte deste texto .Para isso, clique em http://www.jlbelas.psc.br/meustextos.php?var=meustextos&op=texto&id=81 )
COMENTE
Nenhum comentário:
Postar um comentário