Visitas


Minha foto
Ipatinga, Minas gerais, Brazil
Inicio dos meus estudos sobre bonsai 01/09/2010. Este blog e basicamente para eu expor meus bonsais e ajudar a pessoas com meus conhecimentos. Sejam bem vindos.

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Cicatrização

1- Pasta selante( elas ja existem produzidas comercialmente, não fique inventando , use as que ja existem, se sua grana der use a japonesa que dura muito tempo na ferida), ela impede a entrada de organismos e microorganismo que vão afetar o tecido vivo e destruir a madeira, bem como cria uma camada de maior umidade em contato com o tecido vivo, facilitando assim seu crescimento e por consequência a cicatrização. Algumas plantas como o Ulmus podem liberar uma secreção depois de cortadas, nestes casos é preciso dar-se duas mãos de selante.

2- É vital que a planta esteja saudavel, por isso não descuide da adubação e forneça espaço para a a planta crescer livre( pode menos, isso vai acelerar a cicatrização em especial os galhos perto das zonas onde vc quer cicatrrizar e a ponteira caso o estilo que vc esta usando tenha uma ponteira só), lembre-se vaso de bonsai é para bonsai não para planta que ainda esta virando bonsai, combata as pragas logo que elas aparecerem.

3- Quando cortamos um galho muitas vezes ativamos as gemas latentes em torno do corte, não tire estes galhos novo de imediato, eles vão aumentar em muito a cicatrização dio corte, depois que a ferida estiver bem ativa na cicatrização ai sim vc começa a cortar alguns destes galhos novos, faça isso por etapas assim vc galha tempo na recuperação.

4-Reduza a área a ser cicatrizada, isso pode ser feito por meio de enxertos de galhos na borda da ferida, estes galhos a serem enxertados podem vir da própia borda ou perto dela ou mesmo de outra planta sadia da mesma espécie, com isso faremos com que um grande corte se torne dois cortes menores que cicatrizaram mais rápido, neste caso não esqueça que a parte enxertada deverá ter o crescimento livre(sem podas) para crescer rápido e cicatrizar rápido, este procedimento pode ser feito em vários locais da ferida usando vários galhos, so tenham o cuidado de não fazerem feridas muito grandes nestas tentativas, pois não ha garantia de que estes enxertos iram pegar e se não pegarem será mais uma cicatriz que terei de remover.


5- Ativar as bordas da ferida, quando tiramos um galho, de início a borda se torna ativa e pode até brotar mais depois de um tempo tende a desacelerar esta cicatrização por isso é preciso reativala, com um estilete afiado cortaremos uma fatiazinha bem fina da borda de cicatrização assim ela voltara a crescer mais rápido, dependendo da planta isto poderá até ser feito 3 vezes por ano, é uma fatia muito fina senão vc retira o tecido que cresceu do ultimo corte e não esqueça da plasta selante.

6- trabalhe a madeira do local a ser cicatrizado, um erro muito comum e se cortar o galho e trabalharmos a madeira para ela ficar sendo como uma continuação da casca, fica bonito, mas não perfeito e poderá apodrecer, por isso vamos ao certo: é preciso cortar a madeira levando em consideração que a casca terá um expessura e se cortarmos rente a cicatrização vai ficar mais alta. logo a madeira deverá ficar mais baixa que a borda de cicatrização para que ela cresça e assuma a altura certa.

Para não ficar feio podemos fazer o seguinte cortarmos e deixarmos rente a ferida ai no entorno da borda ativa com a retifica ou o drimel vc faz um sulco por onde a casca ira crescer, conforme ela for crescendo e vc for reativando a borda vc vai reabrindo o canal, so que mais na parte interna da ferida assim ela vai ciatrizar mais rápido sem ficar tão feio não descuide da pasta selante.

7- Se vc tiver uma planta com muitos galhos saindo da base, ex: 6 galhos desnecessários, não os corte ao mesmo tempo e nem todos do mesmo lado, corte 3 e espere a a cicatrização acelerar ai vc corta os outros, se vc corta todos ao mesmo tempo vc corre o risco de secar partes da planta e perde tempo de cicatrização.

8- Caso vc queira outra opção para o exemplo acima e vc tiver alicate bola ou substitutivo( se é que existe um substituitivo para ele eu usava um estilete e alicate de unhas quando não tinha o bola), corte rrente a cada um dos galhos que vc quer retirar uma bolinha, lembre-se bem na base, ai o galho por estar vivo e crescendo vai encher de casca o corte que fizemos, quando estiver quase cheio corte outra bolinha do lado da anterior sem tirar a casca da anterior, assim vc conseque fazer uma cicatrização rápida da base de um galho cortado, por ultimo tire o galho serrando e de um ultimo corte por cima para fechar a ferida, é uma tecnica bem útil para quem tem espaço e o principal paciência.

9-As vezes nosso problema é que a planta tem um uro( buraco no tronco) que queremos retirar neste caso é preciso retirar a madeira podre e colocar no lugar uma base rígida não toxica para a casca poder cobrir, eu recomendo usar uns calços de madeira da própria planta ou de uma da mesma espécie, mas isso não é indispensavel, em alguns casos vc pode usar massa plástica de funilária( ja usei também), mas nesta massa cuidado, pois a sua reação de catalização libera muito calor então so deve ser usada em parete grossas e o local a ser empregada a técnica devera ficar sendo enmvolto por um pano molhado com água gelada constantemente até o endurecimento da massa. Esta técnica serve também para podermos retirar defeitos ocorridos quando vamos retirar galhos sem termos as ferramenntas certas e em algumas plantas como as caliandras spinosa podemos imitar a casca inclusive pintando da mesma cor, é lógico que isso nãoé o mais correto mais até o grande Naka ja propos isso em seus livros.

10- Enxerto de casca, criação de câmara de umidade........................ a mais algumas técnicas mais complexas que poderam até vir a serem discutidas futuramente de imediato usem estas e vcs vão ver aquelas cicatrizes feias desaparecerem muito mais rapidamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário